A leucemia viral felina, também conhecida como Felv é causada por um vírus que provoca infecção permanente nos gatos, podendo levar à morte. É considerada uma das doenças mais graves para os bichanos.
A Felv pode ser transmitida através do contato de gatos saudáveis com a saliva, fezes, leite e urina de um bichano afetado. Isso quer dizer que a transmissão é muito frequente entre gatos que convivem juntos e compartilham seus potinhos de alimentos, caixas de areia e bebedouros e em gatos que têm acesso a rua. Também podem ser contaminados em brigas e na hora do parto se a mãezinha for positiva. Por esse motivo, é muito importante saber se o gato é positivo para Felv e evitar que ele tenha acesso a rua.
Muitos gatos positivos para a doença não apresentam sintomas, transmitindo a doença para outros felinos. Os principais sintomas perceptíveis da leucemia felina são perda de peso, falta de apetite, febre, lesões na gengiva, apatia, problemas respiratórios, anemia e formação de tumores em diversos órgãos e na medula óssea.
Sendo assim, ao perceber qualquer um desses sintomas, é de extrema importância que o tutor procure por um veterinário, visando diagnosticar e começar a tratar os sintomas antes que ela possa causar complicações mais graves. Caso a doença seja confirmada, vale lembrar que ela é uma patologia que não possui cura. Porém, isso não quer dizer que nada pode ser feito para prolongar a vida do gato. A expectativa de vida de um gatinho positivo é de 3 anos.
A prevenção é muito importante para manter a saúde dos seus felinos. Quando incluir um novo bichano em casa, leve ao veterinário para fazer o teste diagnóstico de Felv e as vacinas. A quíntupla felina previne a Leucemia Viral e outras 4 doenças. Castrar o animal evita fugas e brigas, além do contato com animais contaminados.
Aqui na Animali estamos preparados para receber você e seu animal para consultas preventivas, vacinas, diagnóstico e tratamento.