Controle da população:
O principal objetivo de castrar cachorro macho, é controlar exponencialmente a população. Muitas vezes e principalmente no Brasil, o excesso de cães na rua é algo fora do comum. Por mais que o cão possa ter um dono, um descuido pode ser o suficiente para ele sair. E estas rápidas saídas podem ser suficientes para engravidar a primeira fêmea que ele encontrar.
Isto sem falar em cães abandonados e de rua, que fazem a população de cachorros crescer. Desta forma, castrar cachorro macho pode ser altamente benéfico para todos, evitando um futuro com ainda mais cães na rua passando fome e sem as condições básicas e dignas de sobrevivência.
Prevenção de doenças:
Além do controle populacional, castrar cães machos ainda garante uma série de benefícios para a saúde do animal. Um deles é a prevenção de doenças originadas nos testículos, como tumores e hiperplasia. A castração também reduz drasticamente as alterações na próstata.
Alteração no temperamento do cão:
Machos não castrados, geralmente vão querer defender seu território e comprar brigas com outros cães. Isto acontece devido a produção de testosterona, que faz eles se sentirem ainda mais fortes. Entretanto, com a castração, estes sintomas podem desaparecer facilmente, o que tornará o seu cão muito mais sociável, educado e ponderado em diversas situações.
Além disso, ele não irá sentir a necessidade de cruzar com uma cadela, ou seja, o interesse dele em outros cães diminui drasticamente, evitando latidos e as escapadas do pátio.
Se alguma vez você já identificou um cachorro agarrando a perna do dono para demonstrar dominância, saiba que a castração também será benéfica neste sentido, inibindo esse comportamento.